Volta a Portugal 1955 - as classificações




Com agradecimentos a João Castello Branco

"Nicha" Cabral no Grande Prémio de Portugal 1960

Imagens de David Phillips que documentam a participação de Mário "Nicha" Araújo Cabral no Grande Prémio de Portugal de 1960 que teve lugar no Circuito da Boavista, no Porto. Em cima o piloto português em plena prova ao volante do Cooper-Maserati T51 da Scuderia Centro Sud e em baixo a ser perseguido pelo Cooper Climax T51 de Olivier Gendebien. Ainda pouco à vontade junto das grandes estrelas da Fórmula 1 "Nicha" Cabral realizou o 15º e último tempo nos treinos de qualificação e abandonou a corrida à 38º volta devido a acidente. Jack Brabham, em Cooper Climax, seria o vencedor.



O Princípio

Foi o princípio de uma longa história. Em setembro de 1931 disputou-se em Vila do Conde o I Circuito do Ave, prova automobilística que iria disputar-se nas categorias "Corrida" e "Sport" num trajeto desenhado a partir da Avenida Bento de Freitas e artérias adjacentes. Roberto Sameiro venceu ambas as corridas, com especial relevo para a prova principal que dominou ao volante de um Alfa Romeo 6C 1750. Só no início dos anos 50 o circuito de Vila do Conde iria ter lugar no traçado que, com pequenas alterações, se tornou num clássico do automobilismo nacional e perdurou até aos primeiros anos do século XXI. Oficialmente encerrado em 2003 o Circuito de Vila do Conde viria a conhecer um breve "revival" em 2010 mas apenas na versão "desfile" uma vez que as intervenções urbanísticas realizadas em grande parte do traçado inviabilizaram definitivamente a realização de qualquer prova de velocidade no local.



Mercedes Benz na Volta 55

Imagens da equipa João Graça / João Castello Branco em Mercedes 190SL durante a VII Volta a Portugal disputada em 1955. A prova incluía um contra relógio com uma extensão de 30,6 km disputado em plena Serra da Estrela na estrada que liga Manteigas a Gouveia, opção que viria a revelar-se demasiado perigosa para os concorrentes e viria depois a ser abandonada.
Na imagem de baixo pode ver-se a totalidade da equipa Mercedes Benz à chegada à Praça do Império com Fernando Stock (2º), Herculano Areias (3º), Filipe Nogueira (4º), D. Fernando Mascarenhas (6º), João Graça (7º) e João Castello Branco (8º).
Fotos de João Castello Branco






Maria Teresa de Filippis, 1927 - 2016

Foi uma das primeiras mulheres a correr em Fórmula 1 e seguramente a primeira nessa condição a surgir nos circuitos portugueses. Participou no Grande Prémio de Portugal de 1958 disputado no circuito da Boavista e nesse mesmo ano correu também em Vila Real. Maria Teresa de Filippis ficou desde então no coração dos portugueses que por ela nutriam uma admiração muito especial. O vídeo que aqui juntamos, realizado pouco antes do seu desaparecimento, é bem uma lição de vida sobre a qual vale a pena reflectir.




                                      Maria Teresa de Filippis ao volante do seu Maserati 250F durante o Grande Prémio de Portugal de 1958







Aintree 1959

Mais imagens da participação do piloto luso-brasileiro Fritz d´Orey no Grande Prémio de Inglaterra de 1959, disputado em Aintree, ao volante de um Maserati 250F. Desta vez não foi feliz.





O Ford GT40 #1024

Este é o chassis com que José Manuel Albuquerque / Francisco Albuquerque conquistaram um lugar no pódio na edição 2015 dos 250 km do Estoril. Na posse do piloto português desde 2006 o Ford GT40 #1024 tem vindo a participar em algumas das principais provas do calendário mundial, tal como consta da listagem abaixo.
Mas façamos agora um pouco da história deste prodígio de tecnologia que fascinou toda uma geração.
Construído em 1965, o ano anterior à primeira vitória de um Ford GT40 nas 24 Horas de Le Mans, o chassis #1024 seria de seguida enviado para a Shelby American onde era instalado o motor  e realizada a fase final de acabamentos. O seu primeiro proprietário é ainda hoje um ilustre desconhecido mas os restantes poderiam integrar uma espécie de Who´s Who do automobilismo mundial. Vejamos:
- Dr. Al Whatley, Las Vegas, Nevada, usado em corridas do SCCA.
- James Phillips, Las Vegas , Nevada, terá também corrido com ele
- Anos 70 - Bob Bondurant
- 1973 - Rod Leach, Uk ( Nostalgia )
- 1974 - Chris Stewart, Uk
- Nigel Hulme, Uk
- Brian Angliss, Uk  (Cobra restorer,) teve-o 8 anos
- 1984 - Nick Soprano, New York, (Motor Classic Corp.)
- Peter Livanos, USA
- 1984 - Dave Cohen, S. Africa e depois Canada, que correu bastante com ele. Curiosamente trata-se de alguém que foi também proprietário do Maserati 4CLT que pertenceu a José Manuel Albuquerque.
- 2004/2005 - Peter Rae, Uk
- April 2006 - Adquirido por José Manuel Albuquerque que com ele participou desde então nas seguintes provas

Novembro 2006               Tour de Espanha                    Alb/Ruela
Maio          2007               Donington Park Test day
Maio          2007               Modena Cento Ore Classic    Alb/Sousa            4º
Julho         2007               G.P. Porto                              J.Alb/F.Alb
Agosto      2007                Nurburgring Oldtimer GP      
Novembro2008                Tour de Espanha                    Alb/ ?
Abril          2009                Tour Auto                               Alb/Bustorff
Abril          2013                Tour Auto                               Alb/C.Simões    
Setembro  2013                Goodwood Revival                Alb/Franklin        11º
Outubro    2013                Jerez Historic Festival           J.Alb/F.Alb            1º Classe
Outubro    2013                Algarve Classic Festival        J.Alb/F.Alb            1º+1º
Julho        2014                 Le Mans Classic                   J.Alb/F.Alb  
Outubro    2015                 Algarve Classic Festival        J.Alb/F.Alb      
Novembro2015                250 Km Estoril                       J.Alb/F.Alb            3º




                                 


Em cima, imagens do Goodwood Revival 2013.
Em baixo, 250 Km do Estoril 2015. Terceiro lugar  absoluto com Francisco Albuquerque