O Sol da Meia Noite, parte I

É preciso tempo, algum dinheiro e muita, muita coragem. Foi com todos estes requisitos reunidos que Milu e José Romão de Sousa partiram no seu Aston Martin DB2 de 1950 para o Tour to the Midnight Sun 2015, uma épica maratona rodoviária que levou os participantes a percorrerem mais de 5,000 quilómetros através das estradas por vezes geladas da Suécia e Noruega até "embaterem" no Cabo Norte, uma falésia com 300 metros de altura situada na ilha de Mageroya que muitos consideram ser o ponto mais a norte da Europa. Não é, mas é como se fosse. 
Com partida de Gotemburgo, Suécia, os concorrentes seguiram para norte, passaram bem acima do Círculo Polar Ártico, continuaram pela E69 até ao Cabo Norte e depois desceram em direção a Bergen. Muitos quilómetros de estradas solitárias, muitas travessias em ferry "saltitando" de ilha para ilha e, principalmente, um festival de paisagens de cortar a respiração.  Como se isso não bastasse entre 14 de maio e 31 de julho é possível contemplar "o sol da meia noite", uma experiência única que recomendo vivamente a quem nunca por tal passou.
Avarias no Aston? Nem pensar. Foi sempre a andar e até deu para baixar a capota nalgumas etapas.
A título de curiosidade junto a previsão meteo para hoje no Cabo Norte: céu encoberto, temperatura máxima 1 C (real feel -5 C), ventos de 42 km/h e possibilidade de aguaceiros. Uma delícia de verão.
Fotos de José Romão de Sousa e Nelli & Charlie Bishop, cujo blog Charlie and Nellie Rallye faz um completo e divertido relato desta aventura. A propósito, esta equipa fez todo o percurso (come rain or snow) com o seu AC Bristol em versão cabrio. Isso mesmo, sem capota.
(Continua)






Sem comentários:

Enviar um comentário