Duelo de Brasileiros em Monsanto

Circuito Internacional de Monsanto, IV Grande Prémio de Portugal 1954. O Ferrari 166MM chassis #0290M com o nº 1  tripulado pelo piloto brasileiro Mário Valentim precede o Ferrari 225S nº 2 do seu compatriota Sérgio Bernardes. O carro de Valentim fora originalmente importado em 1953 por João Gaspar para Vasco Sameiro, que com ele sofreu um acidente no circuito da Boavista desse ano. Mais tarde este mesmo Ferrari viria a ser tripulado pelo Conde de Monte Real no Grande Prémio do Jubileu do ACP disputado em Monsanto.
Sérgio Bernardes teve uma breve e discreta carreira como piloto de automóveis mas viria a tornar-se um dos mais importantes arquitectos brasileiros da sua geração.
Foto - Centro de Documentação do ACP


O Ferrari que o Conde Monte Real usou em Monsanto era o chassis 0288. Vasco Sameiro usou o 0288 na Boavista 53, equipado com o motor 2litros do 0290. Após o acidente de Sameiro o motor 3 litros foi reparado e instalado na 0288 com que o Conde Monte Real andou bem, apenas se queixando que o carro era muito instável, o que era normal pois nem tiveram tempo de o afinar. Este carro 0288 esteve em Monsanto 54 com Francisco Marques ao volante e Mário Valentim usou o 0290MM . Sérgio Bernardes não só foi dos maiores arquitetos do Brasil como tinha gosto por obras de arte sobre rodas, pois foi também proprietário de um Maserati 450S.
Luis

1 comentário:

  1. O Ferrari que o Conde Monte Real ,
    usou no Monsanto ,foi o chassis 0288.
    Sameiro usou o 0288 na Boavista 53,
    equipado com o motor 2litros do 0290.
    Quando na reparaçao apos o acidente
    de Sameiro ,o motor 3 litros foi reparado e instalado na 0288 com que
    o Conde Monte Real ,andou bem ,apenas
    se queixando que o carro era muito
    instavel, o que foi normal pois nem
    tiveram tempo de o afinar.Este carro
    0288 esteve no Monsanto 54 com francisco Marques ao volante ,e
    Mario Valentim usou o 0290MM .
    Sergio Bernardes nao so foi dos
    maiores arquitetos do Brasil ,como
    tinha gosto por as obras de arte
    em rodas ,foi também proprietario
    de um Maserati 450S.
    Luis

    ResponderEliminar