Kieft

O Kieft de Andre Barbey foi provavelmente o carro mais invulgar que se apresentou à partida para a III Taça Cidade do Porto, prova incluída no programa do V Grande Prémio de Portugal disputado em 1955 no circuito da Boavista. A Kieft teve origem no final de década de 40 em Inglaterra, a partir de um projecto idealizado por Cyril Kieft e Stirling Moss, os quais começaram por produzir carros de fórmula (F500 e Fórmula 3) que vieram a revelar-se francamente competitivos. Mais tarde, e já sem Stirling Moss na companhia, a Kieft construiu um modelo de Sport destinado a competir na classe até 1100cc, tendo para o efeito utilizado um motor Coventry Climax de 1098cc que debitava uns mais que razoáveis 72 cavalos. Apesar disso, a passagem do Kieft de Andre Barbey pelo circuito da Boavista foi bastante modesta, acabando por dar apenas 5 voltas ao circuito no dia da corrida, em vez das 20 programadas. 
Reparem no extraordinário instrumento que o piloto ostenta no seu pulso esquerdo. Cronómetro?

Bibliografia
- Cyril Kieft, by Jim Evans
- Revista do ACP maio/junho 1955
Foto - colecção Duarte Pinto Coelho

A característica mais curiosa deste carro era ter volante central e um lugar de cada lado do condutor (onde na foto se vê uma tampa amovível, do outro lado tinha outra igual...)
Duarte Pinto Coelho 

1 comentário:

  1. A característica mais curiosa deste carro era ter volante central e um lugar de cada lado do condutor (onde na foto se vê uma tampa amovível, do outro lado tinha outra igual...)
    Duarte Pinto Coelho

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