O Bugatti #51158

No dia 20 de Outubro de 1935, Francisco Ribeiro Ferreira apresentou no Circuito do Estoril o seu recém adquirido Bugatti 51, chassis # 51158. O carro, ainda pintado com o seu azul original (mais tarde seria pintado de vermelho e branco, as cores nacionais para as corridas de automóveis), tinha chegado três dias antes à fronteira portuguesa no combóio proveniente de França, tendo aí sido recolhido pelo seu novo proprietário que o conduziu até Lisboa. Apesar disso, o Bugatti 51 estreou-se a ganhar no Estoril.
No ano seguinte, Francisco Ribeiro Ferreira inscreveu este mesmo carro na categoria "Corrida" do V Circuito de Vila Real e , apesar de ter feito o melhor tempo nos treinos, terminaria em segundo lugar com uma volta de atraso em relação ao vencedor, Vasco Sameiro. A necessidade de mudar uma roda durante a corrida terá estado na base deste resultado.
Em 1938 o #51158 passou para as mãos de Casimiro de Oliveira, que com ele disputou o Circuito de Vila Real, tendo abandonado ao fim de apenas oito voltas. Meses mais tarde o mesmo piloto iria disputar o Circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, mas o Bugatti 51 voltou a não colaborar.
Bibliografia :
- Circuito de Vila Real 1931 - 1973, de Carlos Guerra
- Bugattis in Portugal, de J. Touzet
- Fotografia original de Clemente Meneres, gentilmente cedida por Manuel Meneres.
- Colaboração de Ângelo Pinto da Fonseca.

Francisco Ribeiro Ferreira, Circuito de Vila Real 1936

Sem comentários:

Enviar um comentário